Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Três grandes lições das quais não quero me esquecer.....

 Mês passado, fui tomar um chopp com meu vozinho (emprestado, mas que agora é meu... adotei, rsssssssss) e como sempre, me ensinou muitas coisas, mas dentre tantos ensinamentos, citou três princípios que a vida o ensinou a seguir:

1 - Não posso fazer nada que me deixe contra minha própria consciência;
2 - Não posso fazer a parte de outra pessoa;
3 - Posso somente fazer a minha parte... já que é assim, que eu faça o melhor possível na parte que me cabe....

    Realmente, refletindo profundamente e ouvindo esses conselhos de um sábio de 87 anos.... Tenho muito o que agradecer a Deus por ter colocado esse ser iluminado  em meu caminho, me elucidando nos meus 28 anos, a síntese de uma vida inteira de caráter e sabedoria!

    Realmente, fazer algo que nos deixe mal com a nossa própria consciência é prejudicial... como enfiar a cabeça no travesseiro...e dormir tranquilamente? É uma traição a nós próprios... e perdoar a si mesmo, é mais difícil... sempre nos sentiremos devedores aos outros... por termos um olhar de inferioridade perante nós mesmos!

    Não fazer a parte de outra pessoa... nossa, realmente, quantas vezes nos antecipamos, atropelamos o agir do outro... até talvez no trabalho, quando solicitamois algo que não possa ser realizado naquele momento pela pessoa, nos antecipamos a fazer... ou em um relacionamento onde apenas um cuida e cede... isso é um equívoco!! O que não depende somente de nós, não podemos tomar completamente pra gente! É uma parceria, e se tentarmos isso, sobrará somente um sentimento: FRUSTRAÇÃO, por termos sido incapazes de assumir um papel impossível no palco da vida.... a atuação de outrem.... E como diria Thomaz W. Howey, "frustração é não se ter ninguém para culpar, se não a SI mesmo". E antes de tentar modificar o mundo temos que NOS modificar!!!


    E se só nos cabe fazer a nossa parte... que façamos da melhor forma possível!!! Nada sintetiza melhor nossas ações do que essa frase... Que façamos o nosso melhor, não esquecendo o código de honra com nós mesmos... seguir esses princípios salutares é saltar uns 10 degraus na nossa escala evolutiva... 

    Homenageando esse vozinho sábio, evoluído, jovem e especial, citarei uma frase de Arthur Shopenhauer para finalizar:
    "Os primeiros quarenta anos de vida dão-nos o texto; os seguintes o comentário". =D

Que tenhamos sabedoria suficiente para escrever  nosso texto... para posteriormente, obtermos comentários sábios e coerentes...Força sempre =D

6 comentários:

  1. Muito legal, Paty. Faz-nos refletir mesmo. Valeu por compartilhar. Caixa de beijos.

    ResponderExcluir
  2. obrigada amigaaa!!!!!! REfleti muito sobre isso tbm... =D

    ResponderExcluir
  3. Que lindo Paty! Você é uma pessoa iluminada também. Deus sai juntando as luzinhas do mundo por aí, sabia?
    Amo você irmã!
    Beijocas,
    Mi

    ResponderExcluir
  4. Ownnn minha amiga irmã... obrigada!!! Q bom q gostou....Espero nunca perder esse briilho q vcs veêm em mim...rssss pra q ilumine a obscuridade dos dias =D bjss te amooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  5. Também gostei muito.... Mas tive um ótimoprofessor :)

    ResponderExcluir